» O FENAi??MENO PSICOLAi??GICO: Shen e a Alma dos Zang-Fu

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Jing, Qi e Shen formam o San Bao (ou os TrA?s Tesouros): trA?s conceitos essenciais nos quais se baseia a explicaAi??A?o da vida. Maciocia (1996) afirma que o Shen de um indivAi??duo vem das energias prAi??-natais dos pais que apA?s o nascimento vai depender da nutriAi??A?o proveniente da energia pA?s-natal. Assim, o Shen desenha sua base e obtAi??m sua nutriAi??A?o a partir da EssA?ncia (Jing) PrAi??-natal armazenada nos Rins e da EssA?ncia (Jing) PA?s-natal produzida pelos PulmAi??es, EstA?mago e BaAi??o-PA?ncreas. Segundo Ross (1994), o Shen Ai?? resultado da interaAi??A?o entre o Shen prAi??-natal, herdado dos pais, e o Shen pA?s-natal, resultado da integraAi??A?o entre o Jing (Energia Ancestral) e o Qi.

Estes TrA?s Tesouros representam trA?s diferentes estados de condensaAi??A?o do Qi: o Jing Ai?? a mais densa, o Qi o mais rarefeito e o Shen o mais sutil e nA?o substancial. A atividade do Shen conta com o Jing e o Qi como suas bases fundamentais. Entretanto, em via inversa, o estado do Shen tambAi??m pode afetar o Qi e o Jing. O Shen Ai?? a consciA?ncia organizadora, que se expressa no conjunto das funAi??Ai??es do organismo, permitindo-lhe comunicar e adaptar-se permanentemente ao que lhe cerca. O Shen possibilita ao corpo as qualidades de percepAi??A?o, consciA?ncia e vitalidade. Quando hA? organizaAi??A?o o EspAi??rito estA? em paz, quando hA? desorganizaAi??A?o hA? “loucura”. O Shen se expressa atravAi??s dos A?rgA?os e vAi??sceras sob cinco formas, tambAi??m chamadas de “Alma dos Zang-Fu“:

1) SHEN: em relaAi??A?o com o Xin (C), coordena o psiquismo e configura (como um organizador) o ser humano. Ai?? responsA?vel pela coerA?ncia da personalidade e se expressa nos aspectos mais elevados da inteligA?ncia, particularmente a capacidade de manejar as situaAi??Ai??es e de adaptar-se o melhor possAi??vel ao meio que o rodeia, tomando partido das energias exteriores e interiores do organismo. Quando funciona corretamente, a mente estA? clara, o coraAi??A?o Ai?? sereno e o discurso Ai?? lA?gico. A deficiA?ncia desse sistema provoca um estado depressivo, timidez, incapacidade de ter uma percepAi??A?o justa das situaAi??Ai??es, originando uma tendA?ncia a queixar-se sem cessar e, em casos graves, a uma desestruturaAi??A?o da personalidade. Quando o Shen estA? perturbado por uma condiAi??A?o de excesso, hA? euforia, incoerA?ncia, confusA?o.

Ansiedade ou Euforia: Dissolve o Qi e consome o Yin do C (podendo levar ao Calor Vazio)

2) HUN: em relaAi??A?o com o Gan (F), gera os projetos e proporciona toda sua riqueza ao inconsciente (sonhos, desejos…). Ai?? uma forAi??a dinA?mica que desencadeia os impulsos necessA?rios para empreender uma aAi??A?o. Como controla a imaginaAi??A?o, desempenha um papel essencial em todo ato de criaAi??A?o, permitindo a elaboraAi??A?o de uma estratAi??gia. Uma condiAi??A?o energAi??tica de deficiA?ncia deste sistema reduz os impulsos, os desejos e o entusiasmo e ocasiona um empobrecimento da imaginaAi??A?o e uma incapacidade para conceber planos de aAi??A?o futuros. E quando o Hun estA? perturbado por uma condiAi??A?o de excesso, o sono Ai?? agitado, tem-se sonhos violentos ou pesadelos, os projetos sA?o excessivos e incoerentes, a

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Raiva; Ascende o Qi, promove estagnaAi??A?o do Qi e Xue do F (podendo levar a ascensA?o do Yang do F ou ExplosA?o do Fogo do F).

3) PO: em relaAi??A?o com o Fei (P), Ai?? a parte da consciA?ncia mais corporal, individualidade. Se expressa nos instintos primA?rios (sucAi??A?o, deglutiAi??A?o), e mais particularmente no instinto de conservaAi??A?o, vinculado ao apego inconsciente ao corpo. Sua deficiA?ncia energAi??tica origina uma perda do instinto de conservaAi??A?o, vulnerabilidade e desinteresse. Quando o Po estA? perturbado por um excesso, se observa um estado obsessivo por seguranAi??a unido a um medo do futuro.

Tristeza: Qi diminuAi??do/deficiente. Atinge o C e este afeta o P (obstrui).

4) YI: em relaAi??A?o com o Pi (BP), responsA?vel pelo registro das experiA?ncias (memA?ria), gerando a capacidade de integrar e de reproduzir informaAi??Ai??es, jA? que essas duas fases sA?o complementares, especialmente na aprendizagem. Quando funciona o Yi, se compreende facilmente, se retAi??m com comodidade, se concebe bem e se enuncia com clareza. Em caso de deficiA?ncia, a memA?ria Ai?? dAi??bil e a conceituaAi??A?o confusa. Quando o Yi se acha perturbado por excesso, a memA?ria se mostra obsessiva nos pensamentos, Ai?? impossAi??vel desapegar-se das experiA?ncias do passado e as experiA?ncias e as idAi??ias fixas estorvam a mente (sem raciocAi??nio lA?gico).

PreocupaAi??A?o/Pensamento: bloqueia o Qi gerando def. de Qi do BP.

5) ZHI: em relaAi??A?o com os Shen (R), corresponde Ai?? vontade, Ai?? determinaAi??A?o, Ai?? capacidade para realizar uma intenAi??A?o. Sua deficiA?ncia produz medo, um carA?ter indeciso e mutA?vel, desA?nimo e submissA?o Ai?? adversidade. Quando o Zhi se expressa demasiadamente, com excesso energAi??tico, se observa temeridade, tirania, autoritarismo e obstinaAi??A?o.

Medo: Qi descende. Enfraquece o Yin do R (podendo levar a def. Yin do C ai??i?? Calor Vazio do C)

PONTOS DE ASSENTIMENTO

 

Os Shu-Dorsais sA?o pontos especAi??ficos no dorso do corpo, relacionados com os sistemas Zang-Fu, onde o Qi Ai?? fundido. Localizam-se em ambas faces laterais da coluna vertebral, prA?ximas aos gA?nglios espinhais, por isso o nome buy kamagra next day delivery, buy kamagra next day delivery, buy kamagra next day delivery, buy kamagra next day delivery, buy kamagra next day delivery, buy kamagra next day delivery. Shu-Dorsal. Os Mu-Frontais sA?o pontos reflexos situados na regiA?o do tA?rax e abdome, onde

o Qi dos respectivos sistemas Zang-Fu fundem-se. O nAi??vel dos pontos Mu sob a regiA?o abdominal corresponde ao nAi??vel dos pontos Shu na regiA?o das costas e ambos localizam-se no mesmo nAi??vel de seus sistemas Zang-Fu.

O ponto Mu pode pertencer ou nA?o ao prA?prio meridiano. Liga-se diretamente ao A?rgA?o ou vAi??scera. Os pontos Shu sempre estA?o no meridiano da Bexiga, sendo que cada um atua direto sobre o A?rgA?o correspondente.

Para o tratamento das sAi??ndromes psicossomA?ticas pode-se utilizar os pontos de assentimento, ou seja as Shu-dorsais e seu correspondente no Meridiano externo da Bexiga.

 

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ZANG FU

SHU MO 

P

B13 B42 P1

C

B15 B44 VC14

F

B18 B47 F14

BP

B20 B49 F13

R

B23 B52 VB25

 


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