» O FENÔMENO PSICOLÓGICO: Shen e a Alma dos Zang-Fu

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Jing, Qi e Shen formam o San Bao (ou os Três Tesouros): três conceitos essenciais nos quais se baseia a explicação da vida. Maciocia (1996) afirma que o Shen de um indivíduo vem das energias pré-natais dos pais que após o nascimento vai depender da nutrição proveniente da energia pós-natal. Assim, o Shen desenha sua base e obtém sua nutrição a partir da Essência (Jing) Pré-natal armazenada nos Rins e da Essência (Jing) Pós-natal produzida pelos Pulmões, Estômago e Baço-Pâncreas. Segundo Ross (1994), o Shen é resultado da interação entre o Shen pré-natal, herdado dos pais, e o Shen pós-natal, resultado da integração entre o Jing (Energia Ancestral) e o Qi.

Estes Três Tesouros representam três diferentes estados de condensação do Qi: o Jing é a mais densa, o Qi o mais rarefeito e o Shen o mais sutil e não substancial. A atividade do Shen conta com o Jing e o Qi como suas bases fundamentais. Entretanto, em via inversa, o estado do Shen também pode afetar o Qi e o Jing. O Shen é a consciência organizadora, que se expressa no conjunto das funções do organismo, permitindo-lhe comunicar e adaptar-se permanentemente ao que lhe cerca. O Shen possibilita ao corpo as qualidades de percepção, consciência e vitalidade. Quando há organização o Espírito está em paz, quando há desorganização há “loucura”. O Shen se expressa através dos órgãos e vísceras sob cinco formas, também chamadas de “Alma dos Zang-Fu“:

1) SHEN: em relação com o Xin (C), coordena o psiquismo e configura (como um organizador) o ser humano. É responsável pela coerência da personalidade e se expressa nos aspectos mais elevados da inteligência, particularmente a capacidade de manejar as situações e de adaptar-se o melhor possível ao meio que o rodeia, tomando partido das energias exteriores e interiores do organismo. Quando funciona corretamente, a mente está clara, o coração é sereno e o discurso é lógico. A deficiência desse sistema provoca um estado depressivo, timidez, incapacidade de ter uma percepção justa das situações, originando uma tendência a queixar-se sem cessar e, em casos graves, a uma desestruturação da personalidade. Quando o Shen está perturbado por uma condição de excesso, há euforia, incoerência, confusão.

Ansiedade ou Euforia: Dissolve o Qi e consome o Yin do C (podendo levar ao Calor Vazio)

2) HUN: em relação com o Gan (F), gera os projetos e proporciona toda sua riqueza ao inconsciente (sonhos, desejos…). É uma força dinâmica que desencadeia os impulsos necessários para empreender uma ação. Como controla a imaginação, desempenha um papel essencial em todo ato de criação, permitindo a elaboração de uma estratégia. Uma condição energética de deficiência deste sistema reduz os impulsos, os desejos e o entusiasmo e ocasiona um empobrecimento da imaginação e uma incapacidade para conceber planos de ação futuros. E quando o Hun está perturbado por uma condição de excesso, o sono é agitado, tem-se sonhos violentos ou pesadelos, os projetos são excessivos e incoerentes, a

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imaginação é deslocada da realidade e as pulsões incontroláveis.

Raiva; Ascende o Qi, promove estagnação do Qi e Xue do F (podendo levar a ascensão do Yang do F ou Explosão do Fogo do F).

3) PO: em relação com o Fei (P), é a parte da consciência mais corporal, individualidade. Se expressa nos instintos primários (sucção, deglutição), e mais particularmente no instinto de conservação, vinculado ao apego inconsciente ao corpo. Sua deficiência energética origina uma perda do instinto de conservação, vulnerabilidade e desinteresse. Quando o Po está perturbado por um excesso, se observa um estado obsessivo por segurança unido a um medo do futuro.

Tristeza: Qi diminuído/deficiente. Atinge o C e este afeta o P (obstrui).

4) YI: em relação com o Pi (BP), responsável pelo registro das experiências (memória), gerando a capacidade de integrar e de reproduzir informações, já que essas duas fases são complementares, especialmente na aprendizagem. Quando funciona o Yi, se compreende facilmente, se retém com comodidade, se concebe bem e se enuncia com clareza. Em caso de deficiência, a memória é débil e a conceituação confusa. Quando o Yi se acha perturbado por excesso, a memória se mostra obsessiva nos pensamentos, é impossível desapegar-se das experiências do passado e as experiências e as idéias fixas estorvam a mente (sem raciocínio lógico).

Preocupação/Pensamento: bloqueia o Qi gerando def. de Qi do BP.

5) ZHI: em relação com os Shen (R), corresponde à vontade, à determinação, à capacidade para realizar uma intenção. Sua deficiência produz medo, um caráter indeciso e mutável, desânimo e submissão à adversidade. Quando o Zhi se expressa demasiadamente, com excesso energético, se observa temeridade, tirania, autoritarismo e obstinação.

Medo: Qi descende. Enfraquece o Yin do R (podendo levar a def. Yin do C – Calor Vazio do C)

PONTOS DE ASSENTIMENTO

 

Os Shu-Dorsais são pontos específicos no dorso do corpo, relacionados com os sistemas Zang-Fu, onde o Qi é fundido. Localizam-se em ambas faces laterais da coluna vertebral, próximas aos gânglios espinhais, por isso o nome Shu-Dorsal. Os Mu-Frontais são pontos reflexos situados na região do tórax e abdome, onde

o Qi dos respectivos sistemas Zang-Fu fundem-se. O nível dos pontos Mu sob a região abdominal corresponde ao nível dos pontos Shu na região das costas e ambos localizam-se no mesmo nível de seus sistemas Zang-Fu.

O ponto Mu pode pertencer ou não ao próprio meridiano. Liga-se diretamente ao órgão ou víscera. Os pontos Shu sempre estão no meridiano da Bexiga, sendo que cada um atua direto sobre o órgão correspondente.

Para o tratamento das síndromes psicossomáticas pode-se utilizar os pontos de assentimento, ou seja as Shu-dorsais e seu correspondente no Meridiano externo da Bexiga.

 

ZANG FU

SHU MO 

P

B13 B42 P1

C

B15 B44 VC14

F

B18 B47 F14

BP

B20 B49 F13

R

B23 B52 VB25

 


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