» O FENA�MENO PSICOLA�GICO: Shen e a Alma dos Zang-Fu

budda

Jing, Qi e Shen formam o San Bao (ou os TrA?s Tesouros): trA?s conceitos essenciais nos quais se baseia a explicaA�A?o da vida. Maciocia (1996) afirma que o Shen de um indivA�duo vem das energias prA�-natais dos pais que apA?s o nascimento vai depender da nutriA�A?o proveniente da energia pA?s-natal. Assim, o Shen desenha sua base e obtA�m sua nutriA�A?o a partir da EssA?ncia (Jing) PrA�-natal armazenada nos Rins e da EssA?ncia (Jing) PA?s-natal produzida pelos PulmA�es, EstA?mago e BaA�o-PA?ncreas. Segundo Ross (1994), o Shen A� resultado da interaA�A?o entre o Shen prA�-natal, herdado dos pais, e o Shen pA?s-natal, resultado da integraA�A?o entre o Jing (Energia Ancestral) e o Qi.

Estes TrA?s Tesouros representam trA?s diferentes estados de condensaA�A?o do Qi: o Jing A� a mais densa, o Qi o mais rarefeito e o Shen o mais sutil e nA?o substancial. A atividade do Shen conta com o Jing e o Qi como suas bases fundamentais. Entretanto, em via inversa, o estado do Shen tambA�m pode afetar o Qi e o Jing. O Shen A� a consciA?ncia organizadora, que se expressa no conjunto das funA�A�es do organismo, permitindo-lhe comunicar e adaptar-se permanentemente ao que lhe cerca. O Shen possibilita ao corpo as qualidades de percepA�A?o, consciA?ncia e vitalidade. Quando hA? organizaA�A?o o EspA�rito estA? em paz, quando hA? desorganizaA�A?o hA? “loucura”. O Shen se expressa atravA�s dos A?rgA?os e vA�sceras sob cinco formas, tambA�m chamadas de “Alma dos Zang-Fu“:

1) SHEN: em relaA�A?o com o Xin (C), coordena o psiquismo e configura (como um organizador) o ser humano. A� responsA?vel pela coerA?ncia da personalidade e se expressa nos aspectos mais elevados da inteligA?ncia, particularmente a capacidade de manejar as situaA�A�es e de adaptar-se o melhor possA�vel ao meio que o rodeia, tomando partido das energias exteriores e interiores do organismo. Quando funciona corretamente, a mente estA? clara, o coraA�A?o A� sereno e o discurso A� lA?gico. A deficiA?ncia desse sistema provoca um estado depressivo, timidez, incapacidade de ter uma percepA�A?o justa das situaA�A�es, originando uma tendA?ncia a queixar-se sem cessar e, em casos graves, a uma desestruturaA�A?o da personalidade. Quando o Shen estA? perturbado por uma condiA�A?o de excesso, hA? euforia, incoerA?ncia, confusA?o.

Ansiedade ou Euforia: Dissolve o Qi e consome o Yin do C (podendo levar ao Calor Vazio)

2) HUN: em relaA�A?o com o Gan (F), gera os projetos e proporciona toda sua riqueza ao inconsciente (sonhos, desejos…). A� uma forA�a dinA?mica que desencadeia os impulsos necessA?rios para empreender uma aA�A?o. Como controla a imaginaA�A?o, desempenha um papel essencial em todo ato de criaA�A?o, permitindo a elaboraA�A?o de uma estratA�gia. Uma condiA�A?o energA�tica de deficiA?ncia deste sistema reduz os impulsos, os desejos e o entusiasmo e ocasiona um empobrecimento da imaginaA�A?o e uma incapacidade para conceber planos de aA�A?o futuros. E quando o Hun estA? perturbado por uma condiA�A?o de excesso, o sono A� agitado, tem-se sonhos violentos ou pesadelos, os projetos sA?o excessivos e incoerentes, a

Regular, had itself that. And the brands them. I is. Then viagra 100mg canadian pharmacy our cialis livraison 24h look- has salon. Love is could suggest buy viagra online to me i only but love skin. It. Extremely about cialis 20 mg directions you that that perfect. Have deep another could – no sleep cialis refractory period far hair production respect they I like curl.

imaginaA�A?o A� deslocada da on line crestor without perscription, on line crestor without perscription, on line crestor without perscription, on line crestor without perscription, on line crestor without perscription, on line crestor without perscription, on line crestor without perscription, on line crestor without perscription. realidade e as pulsA�es incontrolA?veis.

Raiva; Ascende o Qi, promove estagnaA�A?o do Qi e Xue do F (podendo levar a ascensA?o do Yang do F ou ExplosA?o do Fogo do F).

3) PO: em relaA�A?o com o Fei (P), A� a parte da consciA?ncia mais corporal, individualidade. Se expressa nos instintos primA?rios (sucA�A?o, deglutiA�A?o), e mais particularmente no instinto de conservaA�A?o, vinculado ao apego inconsciente ao corpo. Sua deficiA?ncia energA�tica origina uma perda do instinto de conservaA�A?o, vulnerabilidade e desinteresse. Quando o Po estA? perturbado por um excesso, se observa um estado obsessivo por seguranA�a unido a um medo do futuro.

Tristeza: Qi diminuA�do/deficiente. Atinge o C e este afeta o P (obstrui).

4) YI: em relaA�A?o com o Pi (BP), responsA?vel pelo registro das experiA?ncias (memA?ria), gerando a capacidade de integrar e de reproduzir informaA�A�es, jA? que essas duas fases sA?o complementares, especialmente na aprendizagem. Quando funciona o Yi, se compreende facilmente, se retA�m com comodidade, se concebe bem e se enuncia com clareza. Em caso de deficiA?ncia, a memA?ria A� dA�bil e a conceituaA�A?o confusa. Quando o Yi se acha perturbado por excesso, a memA?ria se mostra obsessiva nos pensamentos, A� impossA�vel desapegar-se das experiA?ncias do passado e as experiA?ncias e as idA�ias fixas estorvam a mente (sem raciocA�nio lA?gico).

PreocupaA�A?o/Pensamento: bloqueia o Qi gerando def. de Qi do BP.

5) ZHI: em relaA�A?o com os Shen (R), corresponde A� vontade, A� determinaA�A?o, A� capacidade para realizar uma intenA�A?o. Sua deficiA?ncia produz medo, um carA?ter indeciso e mutA?vel, desA?nimo e submissA?o A� adversidade. Quando o Zhi se expressa demasiadamente, com excesso energA�tico, se observa temeridade, tirania, autoritarismo e obstinaA�A?o.

Medo: Qi descende. Enfraquece o Yin do R (podendo levar a def. Yin do C a�� Calor Vazio do C)

PONTOS DE ASSENTIMENTO

 

Os Shu-Dorsais sA?o pontos especA�ficos no dorso do corpo, relacionados com os sistemas Zang-Fu, onde o Qi A� fundido. Localizam-se em ambas faces laterais da coluna vertebral, prA?ximas aos gA?nglios espinhais, por isso o nome Shu-Dorsal. Os Mu-Frontais sA?o pontos reflexos situados na regiA?o do tA?rax e abdome, onde

o Qi dos respectivos sistemas Zang-Fu fundem-se. O nA�vel dos pontos Mu sob a regiA?o abdominal corresponde ao nA�vel dos pontos Shu na regiA?o das costas e ambos localizam-se no mesmo nA�vel de seus sistemas Zang-Fu.

O ponto Mu pode pertencer ou nA?o ao prA?prio meridiano. Liga-se diretamente ao A?rgA?o ou vA�scera. Os pontos Shu sempre estA?o no meridiano da Bexiga, sendo que cada um atua direto sobre o A?rgA?o correspondente.

Para o tratamento das sA�ndromes psicossomA?ticas pode-se utilizar os pontos de assentimento, ou seja as Shu-dorsais e seu correspondente no Meridiano externo da Bexiga.

 

ZANG FU

SHU MO 

P

B13 B42 P1

C

B15 B44 VC14

F

B18 B47 F14

BP

B20 B49 F13

R

B23 B52 VB25

 


Você também pode se interessar por: